"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


03 fevereiro 2016

Coincidências de uma vida imortal



Nós vivemos num mundo envolto de probabilidades. Por exemplo, a possibilidade de chuva durante a semana, a chance de uma pessoas acertar os números na loteria e faturar o prêmio, entre outras. Até uma simples dor de cabeça pode ter diferentes origens, o que demanda várias possibilidades da causa.

No entanto, é fácil observar que sempre junto com as possibilidades vem algo que busca relacionar e até prever os possíveis resultados, ou os que acontecem com mais frequência.

Essa relação pode vir de várias maneiras, seja por uma pesquisa científica e monitoramento da natureza (como no caso das chuvas), ou por uma crença em algo não palpável (como a sorte no caso da loteria) ou na experiência e conhecimento adquirido (como o médico que examina o paciente).

Porém, quando a relação entre os resultados e as suposições deixam lacunas que não são resolvidas com um conhecimento apreendido, seja um saber científico ou crença transcendente, e parece não haver uma causa ou consequência aparente relacionada ao que conhecemos, nós temos a tendência de dizer que aconteceu uma coincidência.

Mas pense na natureza, o tamanho da diversidade que há ao nosso redor, imagine um jardim e como a grama cresce influenciada por fatores que podemos identificar e outros que nem sempre conhecemos ou suspeitamos da sua causa. Um jardineiro tem uma olhar diferente de um biólogo e de uma pessoa sem conhecimento de plantas.

A maneira como que descrevem o jardim é feita a partir do nível de conhecimento sobre aquela área. Mas, é importante ressaltar que embora existam modos diferentes de compreender aquela situação, todos são capazes de apreendem a realidade aparente com os sentidos.

Dessa forma, podemos pensar: “será que existem as coincidências ou é apenas a complexidade do mundo que nos escapa pela vulgaridade de nossa ignorância?”.

Dica de leitura

Pensando nessa reflexão, a dica de livro de hoje é “A Mansão da Pedra Torta” da médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho pelo espirito Antônio Carlos que traz, por coincidência (vejam só), uma história que envolve essa pergunta.
 
O livro é um romance de fácil leitura, pois o emprego da linguagem simples e direta aliada aos diálogos entre as personagens torna a experiência da leitura bem fluida e de fácil compreensão.

Já quanto a história, posso dizer que é algo bem envolvente já que a narrativa se desenvolve a partir do autodescobrimento da personagem Ana Elizabeth que encontra na exploração de cada conto e canto da Mansão da Pedra Torta um meio de devassar seu próprio passado espiritual que não tinha ideia de que existia. Essa dinâmica confere uma certa ansiedade para saber como a história vai acabar ao final das 192 páginas.

Vale ressaltar que assim como Ana não suspeitava o que poderia vir após uma simples oferta de emprego, o livro coloca o leitor para pensar a respeito das tais coincidências da vida por meio de uma história simples que poderia acontecer (e está acontecendo o tempo todo) com qualquer um de nós.

A descoberta e afloramento de sentimentos de vidas passadas e o comprometimento espiritual que pode atravessar reencarnações também estão presentes nesta obra. Aqui vale lembrar o que Kardec escreveu no Livro dos Espíritos sobre o mecanismo de atração entre espíritos afins.


388. Os encontros, que costumam dar-se, de algumas pessoas e que comumente se atribuem ao acaso, não serão efeito de uma certa relação de simpatia?
“Entre os seres pensantes há ligação que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor.”

Porém, como a história é contada com diálogos que são ilustrativos quanto a essa questão espiritual não é necessário do leitor nenhum conhecimento específico sobre a Doutrina Espírita para entender a situação.

Assim, essa é uma obra não apenas para servir de reflexão sobre o mecanismos das “coincidências”, mas também para instigar a atenção do leitor aos detalhes da própria vida e a relação dele com algo maior que apenas a existência temporal.

Ficha Técnica
Livro: A Mansão da Pedra Torta
Autor: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho (médium) e Antônio Carlos (autor espiritual)
Páginas: 192
Editora: Petit




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.