"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


01 dezembro 2014

Dúvidas, conceitos e pesquisa



É muito comum surgir dúvidas ao longo do nosso aprendizado em qualquer área, por exemplo, um conceito ainda não elucidado ou mesmo a vontade de aprofundar o conhecimento são algumas características dessa vontade de aprender.
E na Doutrina Espírita isso não é diferente, pois se trata de um aprendizado também. Com o objetivo de ajudar estudiosos e divulgadores do Espiritismo a Federação Espírita Brasileira (FEB) organizou uma obra que facilita a busca e pesquisa.
Essa é a função do “Espiritismo de A a Z”, uma ferramenta que oferece informações e conceitos contidos em 310 obras espíritas publicadas pela FEB. De acordo com a instituição, são 2.162 vocábulos com, aproximadamente, 10.000 definições e conceitos.
“No vocábulo Jesus, por exemplo, você encontrará 129 informações; no vocábulo Espírito, 118; em Deus, 97; em Mediunidade, 94; Perispírito, 93; Reencarnação, 62… Os textos oferecidos foram criteriosamente avaliados, no sentido de assegurar a sua importância no universo das informações do Espiritismo, codificado por Allan Kardec”, ressalta a Federação.

O “Espiritismo de A a Z” está disponível em forma de livro ou como forma de pesquisa online clicando AQUI

Fonte: Federação Espírita Brasileira

Ser humano



Quando pensamos em pessoas como Paulo de Tarso, Chico Xavier, Dr Bezerra de Menezes e até mesmo Jesus Cristo imaginamos que eles são criaturas dotadas de qualidades sobre-humanas.

Acreditamos que por estarem neste patamar evolutivo eles deixaram de ser apenas humanos e passaram ser uma ‘espécie’ diferente, muitas vezes que julgamos inalcançável.

Mas essa questão pode ser vista de outro ângulo, aqui propomos a reflexão de uma maneira diferente. Primeiro: saímos da criação de Deus como seres simples e ignorantes com a preponderância do instinto sobre a razão. Segundo, até mesmo nos dias atuais quando vemos alguns fatos que chocam a sociedade, classificamos como ações dignas de animais atrozes, indicando nosso latente estado de ignorância ainda.

Agora vamos ver o outro lado da evolução. Se pensarmos nos exemplos citados anteriormente como guias de conduta que em sua trajetória conhecida nos forneceram bases para tornar o convívio mais fraterno com a humanidade, notamos que a questão principal de ‘ser humano’ é a relação do altruísmo em direção ao próximo. Prova disso é que Jesus resumiu as leis de Deus em “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como eu vos amei”.

Dessa forma, vemos que a classificação de tornar-se humano tem uma dimensão diferente da que geralmente enxergamos, pois somos todos reencarnados na espécie humana, mas expressar a nossa humanidade é bem diferente, pois ‘ser humano’ não é possuir algo de sobrenatural, não sentir medo ou ser algo parecido como um super herói, e sim aprender a conviver com os outros e controlar seus instintos.

Prova disso, é que um dos espíritos considerados evoluídos em relação a humanidade também, por alguns momentos, sentiu medo quando reencarnado, pois estava sujeito as mesmas leis a que todos estamos submetidos

Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. (Allan Kardec, ESE, XVII, ítem  4)