"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


17 novembro 2013

Sofrer é preciso.

Ninguém gosta de sofrer ou ficar triste, passamos a vida inteira em uma busca frenética e constante atrás da felicidade e, quando a encontramos, desejamos que ela dure pra sempre e consequentemente nossa vida se torne um conto de fadas com final feliz. Mas infelizmente não é assim, pelo menos não em nosso estágio atual de desenvolvimento espiritual, com certeza um dia chegaremos ao estágio de felicidade plena e constante mas ainda estamos muito longe disso e temos muito a aprender. Costumo sempre dizer que a felicidade a qual conhecemos atualmente é do tipo variável e inconstante, ou seja, ela vem mas não dura, basicamente um indivíduo pode-se declarar feliz durante boa parte de sua vida, mas ele mesmo sabe que haverá momentos turbulentos, de dor, de sofrimento.

Antes que você, caro leitor, comece a desconfiar de que eu esteja desejando que você não seja feliz, ou pior, que sofra, vou tentar explicar um pouco como o sofrimento nos ajuda, por mais estranho que isso possa parecer.

O que é o sofrimento?

Uma rápida consulta ao dicionário nos traz algumas respostas:

Significado de Sofrimento

s.m. Dor física ou moral; padecimento, amargura.
Desgraça, desastre.

Sinônimos de Sofrimento

agrura, desconsolação, desgosto, mágoa e pesar.

É simplesmente uma condição em que nos coloca em um estado muito difícil de se lidar e que muitas vezes suspende nossa rotina normal até que uma solução apareça. O que ocorre é que nesse meio tempo acabamos, mesmo que muitas vezes "involuntariamente", refletindo sobre o motivo de estarmos passando por isso, como devemos proceder para encontrar solução para seguir em frente e, mais importante ainda, compreender o fato para que no futuro evitemos isso novamente, ou seja, um verdadeiro aprendizado.

Como conhecer a felicidade plena sem antes saber como é o seu oposto? Tudo tem os seus dois lados, o seus opostos, como o bem e o mal, o calor e o frio, o ar e o vácuo, não se explica um se antes conhecer o outro e assim é também com a felicidade e o sofrimento. Sofrer é preciso para que possamos conquistar a felicidade. Mesmo diante do sofrimento devemos refletir e tentar extrair coisas positivas daquele momento, esse é o aprendizado da vida onde a felicidade é o resultado positivo das coisas negativas que enfrentamos, pois não haveria sentido em ser feliz sem nunca ter sofrido.

Vejamos então o que nos diz o Evangelho Segundo o Espiritismo sobre esse ciclo entre o sofrimento e a felicidade, no Capítulo V - Itens 1 a 3:

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.) 
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)

Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

Fica claro nas citações acima o ciclo em que a felicidade não é duradoura mas ao mesmo tempo o sofrimento também não, passa-se por um para chegar ao outro e assim vamos alternando nesse aprendizado não só nessa vida atual como nas outras que virão e nas que já passaram.

A vida é uma escola onde estamos em franco aprendizado durante nossa jornada, mesmo sofrendo estamos tendo a oportunidade de aprender e essa é a verdadeira felicidade, é a recompensa por ter vencido um momento difícil e conseguido seguir em frente, por isso, sem dúvidas, sofrer é preciso e ser feliz é consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.