"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


01 abril 2013

Em Busca da Felicidade II



A felicidade é um dos assuntos que mais buscamos conhecimentos, e embora possa ser explicado racionalmente por meio da doutrina Espírita há um fator importante nessa conquista: nós.

Como toda questão que envolve o ser humano é complexa, aqui no blog À Luz do Espiritismo traremos uma série de textos sobre os caminhos da felicidade. Vale ressaltar que não temos a pretensão de indicar uma solução salvadora ou heróica, mesmo porque nos falta evolução espiritual para isso, mas sim propor um estudo apoiado na doutrina.

Nas próximas linhas iremos trabalhar a pergunta 920 do Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec. Na indagação ele questiona: “Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra?”

Para facilitar o estudo dividiremos a resposta em duas partes. A primeira é: “Não, por isso que a vida lhe foi dado como prova ou expiação.”. E daqui tiramos a valiosa lição de que mesmo ao conquistar tudo o que desejamos hoje, ainda assim não seremos plenamente felizes.

É valiosa porque nos mostra que a felicidade completa não se encontra neste planeta ainda que muitas vezes nos iludimos com essa dúvida.

Aceitação
O materialismo não é tão difícil de compreender, pois levaremos ao mundo espiritual apenas nossa alma e perispírito, tudo o restante irá ficar, carro, roupas, casas, dinheiro etc. Outra questão, porém mais complexa, é em relação aos laços que construímos com outras pessoas, sejam de afeto ou não.

A princípio vamos raciocinar. Encontramo-nos num mundo de provas e expiações, logo temos que admitir que precisamos nos melhorar, pois necessitamos passar por uma série de testes. Dessa forma se constata que as nossas virtudes ainda não se desenvolveram por completo, e por isso não pode haver perfeição.

Como não há ninguém perfeito existe a possibilidade de acontecerem coisas desagradáveis. Assim vem situações como a decepção e frustração, pois projetamos nossas expectativas nos outros, quando na verdade todos somos passíveis de falhas.

Porém mesmo neste tipo de planeta, Deus não desampara e nos proporciona momentos de felicidade como o reencontro com um amigo querido, o nascimento de um filho ou a suavização de uma dor ou sentimento ruim.

Na continuação da resposta da pergunta 920 podemos ver claramente a condição de felicidade na Terra, e apenas uma criatura é capaz dessa realização. “Dele (homem), porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.