"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


30 março 2013

As cartas de Paulo



Muito lemos das epístolas escritas pelo apóstolo Paulo durante sua caminhada na fundação das comunidades cristãs. Porém nem sempre paramos para pensar o que motivou ele a escrever tais cartas.

Segundo o livro “Paulo e Estevão” de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, após ter espalhado o Evangelho por muitas cidades, Paulo se encontrava em Corinto quando quase que diariamente começaram a chegar vários emissários. Eles
vinham dos núcleos que fundara, como Tessalônica, Beréia, Macedônia, Chipre entre outros locais, pedindo a intervenção do apóstolo em alguns assuntos urgentes.

O convertido de Damasco se via numa situação complexa. Ao mesmo tempo em que liderava uma crescente comunidade em Corinto, prosperando no Evangelho, também ouvia o pedido de atenção de diversas comunidades onde planou a semente da boa nova em sua peregrinação.
 
Inspiração
Preocupado com essa situação, Paulo se pôs em oração, rogando a Jesus a inspiração para que não faltassem os socorros necessários para cumprir a missão, recebendo do mestre a seguinte resposta:

“Poderás resolver o problema escrevendo a todos os irmãos em meu nome, os de boa vontade saberão compreender, porque o valor da tarefa não está na presença pessoal do missionário, mas no conteúdo espiritual de seu verbo, da sua exemplificação, e da sua vida. Doravante, Estevão permanecerá mais conchegado a ti, transmitindo-te meus pensamentos, e o trabalho de evangelização poderá ampliar-se em benefício dos sofrimentos e das necessidades do mundo”.

Dessa forma, Paulo conseguiu suprir as necessidades, mesmo com a distância, da busca pelos ensinamentos do Cristo. Vale ressaltar que Estevão foi um dos fatores que impulsionou a conversão de Saulo. Além disso, após o desencarne ele permaneceu ao lado de Paulo inspirando a trajetória apostólica, em especial a produção dessas cartas.

No livro, Emmanuel também relata a passagem na qual o apóstolo Pedro comenta o sucesso das epístolas, pois embora tratassem de assuntos específicos, elas continham esclarecimentos evangélicos pertinentes a todos os seres humanos. Por causa desse conteúdo a mensagem do Cristo se espalhou pelo mundo por meio das diversas cópias que os cristãos faziam ao ler e estudar os ensinamentos nas epístolas.

Um comentário:

  1. Considero feliz esta divulgação, visto que precisei me aprofundar nesta informação, somente quero relatar que as coletânea Fonte Viva, traz a nós por Emmanuel o entendimento atual destas cartas imortais ditadas pelo próprio Cristo.

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.