"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


17 novembro 2010

Há 2000 anos

"Até onde pode ir a resignação pelo amor?"

Neste excepcional romance do Espírito Emmanuel, por intermédio de seu caro instrumento, Chico Xavier, o amor e a resignação diante dos problemas da dor fulgem nos caminhos de redenção de seus personagens.

O orgulhoso senador romano Públio Lentulus Cornelius - antiga reencarnação de Emmanuel - passa a rever suas posições diante de suas crenças e no seu trato com outros homens, na medida em que a dor visita sua própria casa. Sua filha, acometida de grave doença, recebe orientação para tratamento na região da Galiléia, onde espera-se alguma melhora com seu clima seco. Passados os contratempos iniciais, toda a família começa a se envolver numa imbricada trama envolvendo toda a ocupação romana, os judeus e até mesmo um homem simples que parecia curar pessoas e que terá importancia fundamental na vida do senador.

Os problemas domesticos também não são menores. Afastando-se da esposa, Lívia, que começa a se envolver com as "feitiçarias" dos primeiros cristãos, vê ainda seu varão ser raptado, para aparecer mais tarde em doloroso resgate pelos desmandos na vida.

Vários aspectos chamam a atenção nessa obra - que também não deixa de ser polêmica. O estilo clássico e forte de Emmanuel pintam cenas vivas em nossas mentes. Todas as cenas, inclusive das festividades romanas, são ricamente descritas. Sabemos ainda que Chico Xavier estaria ali reencarnado como a própria filhinha de Públio.

Quanto às polêmicas, pra suscitar um estudo em conjunto, temos a famosa carta de Públio endereçada a Tibério, então imperador romano, com a descrição física de Jesus. Esta carta é tida por muitos como apócrifa, e o livro confirma o encontro de Públio com Jesus. Muito se contesta também acerca das personagens romanas, embora prove-se apenas que Chico fez um trabalho esplendido, nunca tendo consultado obra alguma de referencia, embora muitos se esforcem, sem muito sucesso, em tentar desqualificar a obra nesse aspecto. Contém ainda o famoso poema/música "Alma Gêmea", composto por Públio em sua juventude para Lívia

Fica, portanto, a recomendação desse livro que certamente emocionar o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.