"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


18 agosto 2010

Fenomenologia mediúnica - Escrita especular

Dentre os vários tipos de mediunidade não catalogados no Livro dos Médiuns, obra basilar do conhecimento sobre intercâmbio, encontram-se alguns tipos curiosos de manifestações, mais estudadas recentemente. Participam desse grupo fenômenos de voz direta, transcomunicação experimental e escrita especular, com resultados impressionantes.

Os fenômenos de voz direta figuram inclusive nos Evangelhos e Emmanuel lembra em "Paulo e Estevão" como estes ocorreram nas primeiras igrejas cristãs mantidas pelos apóstolos em círculo íntimo. A comunhão de pensamentos e vibrações era tão intensa que frequentemente as igrejas recebiam instruções diretas do plano espiritual, audíveis a todos os presentes.

Já a transcomunicação experimental veio a tona com o advento da eletronica. Baseia-se na permissividade do ambiente a manifestação, por meio da comunhão de pensamentos, de modo que a entidade desencarnada consiga fazer seu registro em algum meio eletronico/eletromagnético - mais comumente usada fita magnética. É uma manifestação complexa e que ocorre em poucos grupos, pois há necessidade de engenheiros do plano espiritual trabalhando conjuntamente com os encarnados para que seja possível se obter a comunicação.

A terceira forma que citei é também das mais impressionantes. É do conhecimento de todos que Chico Xavier recebeu algumas mensagens de forma especular, isto é, só podem ser lidas de frente para um espelho ou contra a luz; estão "ao contrário". E mais, as recebia em inglês...
Deixo abaixo um vídeo feito durante o 4 Congresso Espírita Mundial, realizado em Paris, em 2004, em que Divaldo Franco recebe uma psicografia especular e em francês, assinada por um dos seguidores mais próximos de Kardec. Muitos outros vídeos existem com Divaldo e escrita especular e podem ser facilmanente encontrados no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.