"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


26 junho 2010

O Karma

Não é raro ouvir, no próprio meio espírita, a palavra Karma. Geralmente essa palavra é usada, erroneamente, por alguns espíritas para expor algo relacionado com a lei de Causa Efeito, essa sim, de fato, faz parte da doutrina.

Então para deixar as coisas um pouco mais claras e evitar equivocos, vamos ver logo em seguida o que é realmente o Karma e também o que o Espiritismo nos explica sobre a lei de Causa Efeito.

Karma:

Karma ou Carma é um termo usado principalmente nas religiões Budista e Hinduista, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências, baseado na ação e reação, onde uma ação executada pelo homem resulta em uma reação de igual proporção, bem no estilo pau a pau, pedra a pedra. Se pratica algo mal, vai acabar recebendo de volta o mesmo mal que provocou, para "pagar" a ação anterior. Nesse caso poderiamos dizer que o Karma também é dívida. O mesmo mecanismo funciona na pratica do bem, se o faz, recebera de volta algo positivo de igual intensidade ao praticado.

A lei de Causa Efeito:

A principio, a lei de Causa Efeito apresentada no Espiritismo não se difere muito do que é exposto no Karma, pois também tem relação com a ação e reação dos atos, esse o motivo do pessoal acabar misturando as bolas. Mas há um ponto crucial que diferencia o Karma da lei de Causa Efeito, pois a lei de Causa Efeito leva em consideração o livre arbítrio do homem e consequentemente a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos conforme suas escolhas, onde já não teriamos obrigatoriamente o olho por olho, dente por dente constantes no Karma.

Um bom exemplo é o de um homem que pratica uma ação negativa e posteriormente consegue mudar seu rumo praticando ações positivas, conseguindo assim minimizar a reação negativa que viria a ter, caso o Karma fosse aplicado, evidenciando, mais uma vez, o poder do bem e do amor em nossas vidas, como o Mestre sempre frisou.

15 comentários:

  1. Agora eu estou sofrendo muito de amor com coisas que meu espirito fez no passado,que eu nem sei,isso não e justo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sofremos por amor. Sofremos por apego. Amor liberta, apego prende. Se vc esta sofrendo nesta vida é porque nao aprendeu sobre desapego e amor, nem nessa vida e nem nas outras passads.

      Excluir
    2. Em primeiro lugar elimine a injustiça, quanto mais você achar injusto mais você vai atrair. Eu pratico uma terapia que elimina as informações que causaram o ocorrido as emoções. Essa terapia foi desenvolvido pelo Instituto Quantum prof.Sérgio Ceccato.
      Nos usamos assim:EX: Minha querida alma, tristezas que senti do primeiro dia da minha existencia ate hoje acabaram!
      Minha querida alma,tristezas que recebi do primeiro dia da minha existencia ate hoje acabaram!
      Desde já agradeço pela pratica de vocês.

      Amor e Luz.

      Excluir
    3. Espiritismo é uma religião criada para que a desigualdade social e dominação do homem pelo homem seja justificada. Como você pode sofrer pelo que você nem tem a chance de lembrar? Liberte-se dessas besteiras, e entenda que a janela do universo está aberta para você agora, e a única verdade que existe é que ela se fechará, então assuma sua posição no tempo, que é o presente e viva nele.

      Excluir
  2. como vc disse caro amigo, SEU ESPÍRITO fez coisas no passado, e que vc está tendo a oportunidade de fazer diferente, não julgue ser certo ou errado, procure apenas aprender, analise os fatos, se está sofrendo, será que é amor de verdade??? Fui casada há 10 anos, tenho um bebê de um ano, assim que fiquei grávida, meu esposo mudou, passou a me tratar mal, passamos a brigar, enfim, logo que o bebê nasceu, nos separamos, chorei muito porém me faz bem pensar que nosso ciclo se encerrou, quitamos as dívidas que tinhamos um com o outro, só Deus sabe o mal que devíamos ter causado um ao outro em outra encarnação, se pensar assim passará melhor por essa situação, perdão é primordial porque acreidto que o amor verdadeiro não faz sofrer...

    ResponderExcluir
  3. Como é possivel ter raiva da pessoa que mais te deu amor no mundo e que essa deveria ser a mais respeitada e amada
    nessa vida e oq acontece é o contrario, uma raiva sem motivo!!

    ResponderExcluir
  4. se eu fizer algo de mau e pagar virá outras coisas ruins ou ja quitei meu mau

    ResponderExcluir
  5. Com todo respeito a vocês eu não acredito nessa hipótese, acredito que cada ser humano colhe aquilo que plantou, não consigo entender a justiça de Deus em me punir por que em outra encarnação o meu espírito fez algum mal, acredito na individualidade de cada ser, e acredito que Deus partilha do mesmo princípio...

    ResponderExcluir
  6. Quero saber sobre o karma! Tenho uma filha especial e um médium me disse que nesses casos costuma ser karma, ser four karma ela vai continuar nessas condições pelo resto da vida, ou através de tratamento espiritual ela podet ter algumamelhora! Não prprocuro a cura , mas e tão difícil viver nas condições dela que qualquer melhorar e válida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? como está? ja encontrou as respostas que necessita ?

      Excluir
  7. Olá, gente sou bastante curiosa a respeito do espiritismo; recente perdi meu unico sobrinho de seis meses, meu irmao (pai do bebe) e eu o vimos partir, sete dias apos a morte do meu sobrinho perdi tbm minha cunhada( mae do bebe) uma pessoa aparentemente saudavel se entristeceu de tal forma que em 7 dias se foi, a causa de sua morte foi EXATAMENTE igual a morte de seu filhinho; meu irmao perdeu td sua familia em apenas 7 dias, seria esse a LEI DE CAUSA E EFEITO sendo aplicada na vida dele??? E o que EU tenho a ver com td isso, pois esse triste acontecimento me causa dores e mto sofrimento!!! Nao consigo entender como os erros passados de uma determinada pessoa pode refletir em uma pessoa proxima??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, a lei de causa e efeito existe e é constantemente aplicada em nosso cotidiano, pois nossos atos sempre geram algum tipo de reação, positiva ou negativa. Mas não devemos generalizar e sempre atribuir a ela tudo o que acontece a nossa volta. No seu caso, a partida precoce de seu sobrinho gerou, naturalmente, muita tristeza e consequentemente um efeito cascata que atingiu a todos. Essa situação pode ter haver sim com uma situação ocorrida anteriormente e que agora reflete na vida de vocês, mas não podemos afirmar isso com certeza e, portanto, a situação pode também não ter nada haver. A lei de causa e efeito não funciona exatamente como um "olho por olho, dente por dente". Apesar de tudo, sei que o sofrimento de todos é muito grande mas é preciso que se tente seguir em frente e se ajudar, tanto você como seu irmão. Juntos vocês podem conseguir aliviar essa dor, pense que no plano de Deus nada é por acaso e que um dia vocês irão reencontrar seus entes queridos novamente e descobrir que isso tudo foi passageiro e faz parte do ciclo de nossas vidas em nossa breve passagem por aqui. Que Deus ilumine o caminho de vocês.

      Excluir
  8. Olá! Tudo bem?
    Estou precisando da ajuda de vcs.
    Há 35 anos apresento um problema que me incomoda muito e que não sei como resolver.
    O meu problema é que nunca tive sorte no amor.
    Todos os homens que se aproximaram de mim nunca gostaram realmente de mim e sempre me usaram.
    Durante uma regressão, em uma vida passada minha, fui um homem muito machista, mulherengo, que não respeitava as mulheres e que muito as magoou.
    Creio, então, que agora estou pagando e colhendo os frutos que talvez tenha plantado nessa época passada.
    O problema é que não aguento mais! Estou cansada de passar a minha vida sozinha, infeliz e com a estima cada vez mais baixa por causa disso.
    O que vcs me sugerem que eu faça?
    Sei que tenho um karma a ser resgatado, mas será que não tenho direito a ser feliz pelo menos uma única vez nesta vida?
    Será que chegarei a velhice infeliz e sozinha?
    Como faço para um karma desaparecer?
    Como posso resolver essa questão?
    Ajudem-me, por favor!
    Dêem-me uma luz ou sugestão do que posso fazer para me livrar, de vez, desse karma que tanto me persegue.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá caros amigos de luz!
    Gostaria de mais informações sobre a libertação do apego. E como orientar o meu filho recém nascido ao desapego, para que não sofra tanto quanto eu sofri para compreender o ensinamento de que o que não nos pertence, tem que ser libertado!

    Grata!

    Amor e Luz

    ResponderExcluir
  10. eu comete erros imperdoaveis para deus e para mim, eu ja tentei me libertar, porem acho que o tempo só me faz mas culpada. Gostaria que voces me indicassem livros, artigos ou grupos de pesssoas para que eu possa enteder mas sobre mim mesma, e encontar a luz. gostaria muito de me libertar.

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.