"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


24 janeiro 2010

O que é o passe?

O passe nada mais é que doação de energia por meio da imposição de mãos, tal como o Mestre Jesus nos ensinou. Essa energia doada pode ser de origem magnética, do próprio passista, a ser utilizada em males físicos principalmente, ou espiritual, em que vibrações mais sutis provindas do plano maior atuam nas estruturas perispirituais, promovendo a harmonia e desligando possíveis laços obsessivos. Em realidade, tal classificação é meramente didática, pois os passes em sua maioria absoluta (salvo em trabalhos muito especiais) são mistos, isto é, o assistido que vai a casa espírita recebe essas duas naturezas de fluido ao tomar o passe.

a)o passista é médium?
Sim no sentido de ter trabalhado sua sensibilidade no contato com os Benfeitores espirituais, sendo todos passíveis de uma influenciação maior que a média, mas, pelo menos no ambiente espírita propriamente dito, o passista não trabalha incorporado (novamente aqui situações excepcionais podem ocorrer, mas não constituem regra de maneira alguma). 

b)Porque os gestos?
Os gestos variam de acordo com os grupo, mas devem ser o mais simples possível, pois o que importa mesmo é a intenção do passista, sua vontade de ajudar. Geralmente há duas fases no passe: uma de higienização, em que formações mentais inferiores e fluidos tóxicos são retirados e a segunda em que se aplicam as energias desejadas de reabilitação. Lembrando que devemos ter cuidado para não criarmos no passe um ritual ridículo, mas mantê-lo na simplicidade ensinada pelo Mestre na imposição das mãos.

c)O passe depende do aplicador então?
Sim, uma vez que a doação provirá essencialmente dele – o plano espiritual auxilia, mas não faz o trabalho por nós. Entretanto, os centros espíritas fazem um preparo de conscientização dos aplicadores no sentido de se evangelizarem e se resguardarem nos dias de trabalho para proverem a melhor assistencia possível.

Existe todo um estudo aprofundado sobre o passe e desejamos apenas introduzir o assunto a quem desconhece o tema. Tem um ótimo artigo no site espírito.org, que pode ser acessado aqui. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.