"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


03 outubro 2009

O igrejismo

Uma das mais importantes características da Doutrina Espírita é a ausência de dogmas. Isso faz com que a doutrina seja totalmente flexível a questionamentos feitos por seus adeptos, de forma muito direta e natural, sem que haja nenhum tipo de constrangimento ou até mesmo represárias. A definição de dogma é bem clara, pois são "verdades" que são impostas ao seguidores de algum tipo de religião ou crença e essas mesmas "verdades" não podem ser questionadas ou muito menos contestadas. Os dogmas são um artifício fortemente usados principalmente por correntes religiosas, e isso não é de hoje, como uma forma de manter o seu rebanho sob controle. É importante citar aqui que através disso já houve (e ainda há) muito derramar de sangue mundo afora.
Voltando ao Espiritismo, é justamente a ausência de dogmas que nos permite fazer questionamentos, debater abertamente assuntos que nos geram dúvidas e até mesmo contestar algo que julgamos não estar corretos. Particularmente falando, esse ponto é fundamental na doutrina, é através disso que somos livres para aprender mais e mais, através de nossos questionamentos e debates livres de culpa.
Infelizmente o Movimento Espírita hoje se encontra em um grau próximo ao praticado em igrejas cujo o dogma é ainda um pilar, há uma certa "contaminação" dentro do Espiritismo vindo de outras crenças e religiões. Ai mora o perigo, o perigo já constatado de que o Movimento Espírita vai aos poucos inserindo esses dogmas em seus procedimentos. Começam a aparecer dentro do movimento certas regras que não podem em hipótese alguma ser questionada ou contestada, sempre com a desculpa de que essas "regras" são para o bem do próprio adepto e que caso não sejam seguidas pode haver sérias complicações, ou seja, fazem um verdadeiro terror, instalando o medo mesmo. Isso ai é dogma.
Um dos pontos mais fortes dessa situação que eu venho reparando a um bom tempo é justamente a parte tocante a comunicação com o mundo espiritual, que vem sendo, de modo bem velado, diminuida em boa parte das casas espíritas (geralmente controladas por algum tipo de federação).
Assim, o assistido acaba indo até a casa espírita, na grande maioria das vezes, apenas para tomar passes junto com um gole de água fluidificada e em seguida voltar pra casa, como um fiel que vai nas missas de domingo. Claro que isso tem o lado bom, nunca devemos rebaixar a fé de uma pessoa mas, pra mim, há Doutrina Espírita tem muito mais a oferecer do que simplesmente procedimentos de rotina como se fosse uma igreja.
Já vi casos em que proibem a comunicação espiritual por isso ser perigoso, como se o mundo espiritual fosse um mundo proibido, exatamente como as igrejas pintam.
É de suma importancia que a doutrina continue desatada de qualquer dogma, que seus adeptos continuem podendo questionar, podendo contestar e acima de tudo podendo aprender livremente o que os irmãos do lado de lá tem a nos ensinar. Se continuar nesse ritmo, logo estaremos entrando em uma casa espírita para assistir a missa de domingo também, e não é essa a proposta do Espiritismo.

Um comentário:

  1. Hoje as Casas Espíritas não seguem a doutrina codificada por Kardec, que é cietífica, baseada na lei de causa e efeito. O que está predominando é o igrejismo, que é mais cómodo e atraente para a freguesia. Com isto não há necesidade de aprimoramento espiritual nem científico.A doutrina Espirita deve atender qualquer irmão do planeta.Sem nenhum preconceitos tanto seja de raças, de religião ou de filosofias.O Espiritismo concebido por Kardec e pela espiritualidade superior é de cunho cientifico e universal.Assim como está aplicado, lembra a Marx : A religião é o opio do povo.
    Sergio.1032

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.