"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


30 julho 2009

O Espiritismo é Cristão?

A resposta para essa pergunta é simples e clara. SIM, e ponto final.
Alguns insistem em dizer e fazer valer a afirmação de que o Espiritismo não é Cristão, de que a doutrina fere o cristianismo em vários pontos, dentre os quais citarei os dois mais críticos, ao meu ver, que seguem abaixo:

A divindade de Jesus - Para os "verdadeiros Cristãos", Jesus seria o próprio Deus e não o filho Dele, não poderia ser criatura, já que o próprio é o Criador.

A redenção de Jesus - Deus, em toda sua bondade e misericórdia, enviou seu filho único, Jesus (Veja bem que, aqui se tem uma contradição, com o ponto de Jesus ser o próprio Deus) para salvar a humanidade dos seus pecados. Somente aceitando Jesus um "verdadeiro Cristão" se salva de seus pecados.


Sobre a divindade de Jesus, o Espiritismo nos esclarece que o Mestre é o ser de mais alta escala evolutiva que já se passou pela Terra, com a missão de nos ensinar do modo mais claro e belo possível o que é o Amor, o sentimento que rege o universo, a base fundamental para a evolução de todas as criaturas. Oras, Jesus é o filho de Deus, é nosso irmão maior, pois todos somos filhos de Deus. Em toda sua sabedoria e justiça, Deus nos cria TODOS simples e ignorantes, e temos a chance de subir a escada da evolução e um dia chegar lá. Foi assim com Jesus, vai ser assim comigo e com você também. Simples assim.

Como disse acima, o ser humano busca a sua evolução, é a nossa meta principal. Sendo criados simples e ignorantes por Deus, cabe a nós ir atrás de nosso aperfeiçoamento como ser humano, é nosso mérito superar todos os problemas, seria fácil demais aprontar até dizer chega durante boa parte da vida e depois simplesmente entrar em uma igreja, aceitar Jesus e sair com a "ficha limpa" com o pessoal lá de cima. Como um bebê que nasce sem fala e sem saber andar, somente com o convívio com outras pessoas, sua família, ele vai aprender a falar, vai perder o medo de um dia ficar em pé e dar os seus primeiros passos.

Jesus nos ensina a andar, segura em nossas mãos até que possamos caminhar sozinhos, está sempre por perto zelando por nós, é o nosso tutor aqui na Terra, é o nosso Mestre maior, mas temos que fazer nossa parte também, não adianta ficar parado só esperando o auxilio ou, pior, esperando a salvação cair, literalmente, do céu.

"Pois onde houver dois ou três, reunidos em meu nome, ali estarei"

Mateus 18:20

O Mestre não faz distinção de crenças, nos ensinou que amar é o único e verdadeiro caminho, e isso é o que importa. Ser Cristão é viver iluminado pela luz de Jesus, é seguir seus ensinamentos morais e amar ao próximo como a si mesmo.

Esse tema, infelizmente, é sempre seguido de muita polêmica e há muitos outros pontos a serem esclarecidos, renderia várias páginas deste humilde blog e, talvez, muita dor de cabeça... rsrsrs. Mas sigamos o exemplo do Mestre, que nos ensinou que o Amor move montanhas, e estaremos TODOS bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.