"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


11 junho 2009

Deus

Uma das maiores dúvidas da humanidade, se não for a maior, é a respeito da existência de Deus. Ele existe mesmo? Criou tudo isso a nossa volta? Nos criou? E por ai vai.

Essa dúvida está longe de ser esclarecida de uma vez por todas, apesar dos esforços científicos realizados nos estudos do Universo, de como as coisas funcionam, de nossa origem e tudo mais, nada chega nem perto de uma resposta plausível. Se você perguntar pra qualquer pessoa sobre acreditar na existência de Deus, e a resposta for afirmativa, essa pessoa estará te dando uma resposta baseada em sua crença pessoal, em sua fé. O mesmo vale pra uma pessoa que afirma não acreditar, ainda sim estará dando uma resposta baseada em crença pessoal, pois também não tem provas de que Ele realmente não exista.

O velhinho de barbas brancas e seu cajado

A forma de Deus como um velhinho de barbas brancas segurando um cajado, sentado em seu trono reinando tudo no universo é muito comum entre os que crêem, pois a bíblia mesmo nos diz que Deus nos criou em sua forma e semelhança.
Deus muitas vezes também é visto como severo e "vingativo", punindo fortemente aquele que não seguir suas leis. Essa caracteristica servera de Deus, aliás, muitas vezes é usada por correntes religiosas como uma forma de coibir e amedrontar seus fiéis, acabando por conseguir o total controle sobre os mesmos.
Vejamos o que O livros dos Espíritos nos diz a respeto de Deus.
Logo na primeira pergunta o livro nos traz a seguinte questão, e a resposta dada pelos espíritos superiores:
P: Que é Deus?
R: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Resposta bem clara e direta. Interesante notar que a pergunta, bem colocada, questiona "que" é Deus, e não "quem" é Deus, e a resposta só confirma que Deus é uma inteligência suprema, ou seja, não teria uma forma definida ou algo parecido com nós humanos em semelhança com a forma carnal. A mesma resposta ainda nos diz sobre a criação, já que indica que Deus é a causa primária de todas as coisas.
A segunda pergunta diz respeito ao infinito:
P: Que se deve entender por infinito?
R: Que não tem começo nem fim, o desconhecido. Tudo o que é desconhecido é infinito.
Com a definição do infinito dada pelos espiritos superiores, a terceira pergunta vem logo em seguida, buscando alguma relação de Deus com o infinito:
P: Pode-se dizer que Deus é o infinito?
R: Definição incompleta, pobreza da linguagem humana, insuficiênte para definir o que está acima da linguagem dos homens.
Oras, se o homem não entende o infinito ainda, não seria mesmo possível entender Deus em sua total clareza, a humanidade ainda não está apta a entender o infinito em sua plenitude. Na pergunta de número 10 do livro fica claro que ainda nos falta, no estágio atual de evulução em que nos encontramos, faculdade para entender certas coisas.
P: O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
R: Não. Falta-lhe, para tanto, um sentido.
Então estariamos fadados a nunca vir saber realmente que seria Deus?
A pergunta número 11 responde essa pergunta de forma bem clara.
P: Será um dia permitido ao homem compreender o mistério da Divindade?
R: Quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, tiver se aproximado dela, então a verá e compreenderá.
A meta principal de todo espírito é alcançar a perfeição, a sua pureza e consequentemente a felicidade plena em sua real forma. Através da reencarnação, o espírito vai percorrendo este longo caminho para alcançar sua meta e, um dia, chegar a entender Deus de uma forma definitiva.
TODO espírito, independente de sua fase atual na evolução e de seus atos, um dia chegará lá, pois ao percorrer o caminho da evolução, o mesmo vai absorvendo conhecimento e entendendo o certo e o errado, até um ponto de não precisar mais do corpo carnal, não precisar mais da interação com a densa matéria. Essa é a beleza de Deus, a beleza de não privilegiar nenhuma de suas criaturas, a beleza de que todos somos iguais perante a Ele, que todos somos irmãos. Jesus, nosso mestre, percorreu todo esse trajeto, chegou lá e veio até nós, através de sua missão, ensinar-nos que através do amor, chegaremos lá também. Com isso, a imagem do Deus severo e "vingativo" fica totalmente pra trás.
Sobre a prova da existencia de Deus, a pergunta número 4 do livro nos traz:
P: Onde podemos encontrar prova da existência de Deus?
R: Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.
Trocando em miúdos: Olhe à sua volta, observe a complexidade do mundo em que vive, e compreenderá, através da razão, que a prova da existência de uma força maior, criadora de tudo, está bem ao seu redor.
Prova científica sobre a existência Dele, ainda não temos e, acredito eu, não teremos tão cedo, mas todos nós, de uma forma ou de outra, temos em nosso íntimo a certeza da existêcia de uma força maior, que rege tudo e a todos, e que a entenderemos cedo ou tarde, pois a nossa evolução nos permitirá isso um dia.
Para saber mais:
O livro dos Espíritos.
Capítulo 1 - Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.