"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


22 maio 2009

O que é, realmente, o espiritismo?

Um dos principais objetivos desse blog, senão o principal, é divulgar a doutrina espírita de uma forma clara e objetiva, esclarecer o máximo possível de dúvidas sobre a doutrina (que não são poucas) e também corrigir as distorções sobre a mesma (que também não são poucas), pois, infelizmente, muitas pessoas acabam tendo uma visão errada do espiritismo devido a divulgações erroneas acerca da doutrina.

A doutrina espírita surgiu na França, em Paris, no final do século XIX, pelas mãos de Hippolyte Leon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec. À época, na França, haviam surgidos vários fenômenos ditos paranormais que estavam chamando muita atenção da sociedade, como, por exemplo, um dos mais comentados, os fenomenos das mesas girantes, em que mesas balançavam e emitiam sons sem nenhuma explicação plausível. Os fenômenos em si geravam tanta curiosidade e atraiam tanta gente que acabavam virando uma espécie de diversão para as pessoas, que achavam interessante aquilo tudo e sempre compareciam em peso nas sessões realizadas.

Os fenômenos chamavam atenção não só de curiosos como também de pessoas cultas da sociedade, que acabavam indo atrás de algo mais além de diversão, tentando encontrar respostas lógicas e válidas para as ocorrências. Dentre esses, Allan Kardec, um respeitado pedagogo e estudioso, comparecia frequentemente nas sessões afim de analisar as ocorrências, as quais não deu muita atenção no começo, pois achava que se tratava somente fenômenos ligados aos magnetismo animal, a qual era estudioso. Com o tempo, através de suas observações, Kardec percebeu que esses fenômenos produziam respostas lógicas e elaboradas, convencedo-se de que os fenômenos eram ligados a espiritos e não somente ao magnetismo animal, como pensava anteriormente.

Com base nessas informações, Kardec se dedicou arduarmente aos estudos mais profundos, vindo a ter colaboração de vários médiuns respeitados daquela época, compilando os dados que recebia nas comunicações com os espíritos, lançando mão de seu bom senso e apurado cuidado com as analises feitas. Assim, em 1857, publica um livro contendo todo o resultado de seu trabalho junto aos espiritos, um livro de didática clara e direta, chamado O Livro dos Espiritos, o qual veio a ser o marco inicial da doutrina espírita.
Explicar mais afundo o Espiritismo é algo que um post só não daria conta, devido a quantidade enorme de informações disponíveis e a variedade encontrada.
Portanto, para não alongar desnecessáriamante o post, segue abaixo alguns links que dão uma visão bem clara e correta sobre o Espiritismo:

A doutrina espirita é muito vasta, há uma infinidade de informações e livros disponíveis relativos a doutrina e a internet abre um leque magfnífico para quem deseja apenas conhecer, como também aprofundar-se nessa maravilhosa doutrina. Como em tudo, há extrema necessidade de cautela e bom senso nas pesquisas, para o correto entendimento do que se está absorvendo.

Termino aqui esse post com um esclarecimento básico sobre a doutrina, que hoje se confunde muito. Kardecismo não existe. Este termo é muito usado hoje por espíritas, para que haja uma diferenciação da doutrina espírita de outras doutrinas espiritualistas existentes. Mas o termo é erroneo, pois, como você viu, Kardec é "apenas" o codificador da doutrina, a qual ele mesmo disse, não ser dele e sim dos espíritos. Correto mesmo, somente o termo Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.